Saiba o que é Nidação
A nidação é o fenômeno ocorrido no corpo da mulher quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide se fixa na camada do endométrio, que fica dentro do útero.
Após a nidação, o organismo passa a produzir o Gonadotrofina coriônica humana (HCG), simplificando, o hormônio da gravidez, confirmando assim a concepção.
O tempo médio entre a fecundação do óvulo até ele se implantar no útero é de, no máximo, duas semanas. E um dos sintomas da nidação é o sangramento ocorrido fora do período menstrual. O sangramento de nidação ocorre devido à descamação da camada do endométrio quando o zigoto se implanta, ou seja, se fixa na região. Ela se difere da menstruação devido a algumas peculiaridades, são elas:
- Duração de três dias, no máximo;
- Não apresenta fluxo contínuo;
- Tem cor puxada por tom rosado ou para o marrom;
- Causa pequeno incômodo.
Somado a esses sintomas, a mulher pode apresentar ainda características básicas de uma mulher grávida: náuseas, enjoos, vômito, sensibilidade nas mamas, vertigem, sonolência e cansaço excessivo.
Toda mulher tem nidação?
Sim, toda mulher passará por esse processo. A diferença é que algumas podem apresentar esse sangramento e outras não. Dados indicam que apenas 20% das mulheres terão sintomas relacionados ao processo de nidação.
As demais, não vão perceber nada de anormal, descobrem a gravidez apenas quando a menstruação apresenta atraso e fazem um teste de farmácia para tirar a dúvida.
Tanto a gestação concebida de forma natural — através de relações sexuais sem uso de métodos contraceptivos — como a gestação originada com o auxílio de tratamentos de reprodução humana passam pelo fenômeno de nidação.
O que pode impedir esse processo natural do organismo?
Alguns fatores impedem que o óvulo fecundado se implante na camada endometrial. A que mais colabora para casos de infertilidade é a endometriose, doença que faz com que a camada do endométrio migre para outros órgãos, colaborando para quadros de dor crônica e abortamento.
Demais condições que impedem a nidação são: alterações na estrutural endometrial, endométrio trilaminar; endométrio fino; problemas uterinos como útero bicorno ou útero septado.
Devido a esses fatores, é indicado que a mulher procure um ginecologista assim que despertar o interesse em engravidar. Para colaborar para o processo de nidação, diversos exames serão feitos para que o ginecologista possa identificar problemas e tratá-los antes de se dar início nas tentativas de gravidez.
Quantos dias após a nidação posso confirmar se estou grávida?
A estimativa é que após três dias de todo o processo de nidação a mulher possa realizar o teste de farmácia ou de sangue para confirmar a gestação. Nesse período o hormônio HCG já se mostra presente no organismo sendo facilmente detectado pelos exames de urina vendidos em farmácias.
O processo de concepção de uma nova vida é cheio de etapas, sendo uma delas a nidação. Logo, mulheres que estão na fase de tentantes costumam despertar curiosidades sobre os mais variados temas.
Entretanto, a orientação dos ginecologistas é que a mulher tentante não fique ansiosa para ter sintomas de nidação, o ideal é que ela curta o momento com o parceiro até o tão sonhado teste positivo.