É possível engravidar com a Fertilização in Vitro?
A Fertilização in Vitro (FIV) é um tratamento de alta complexidade que visa estimular a produção ovariana da mulher e por meio de técnicas laboratoriais, gerar um embrião. Apesar de ser um método cada vez mais requisitado por mulheres do mundo inteiro, ainda existe muita dúvida quanto ao sucesso da FIV.
A Fertilização in Vitro é indicada tanto para os casos de infertilidade conjugal quanto para os casos de infertilidade sem causa aparente. No entanto, para que o tratamento de FIV seja bem-sucedido é importante avaliar alguns fatores. Saiba quais são eles!
Posso ficar grávida com a FIV?
Apesar de a Fertilização in Vitro ser o procedimento com maior probabilidade de sucesso, existem alguns fatores que podem interferir na gravidez. Confira:
Idade da mulher
Trata-se do fator mais importante. Toda mulher nasce com uma quantidade de óvulos específica, chamada de reserva ovariana. Conforme a mulher envelhece, o número e a qualidade dos óvulos diminuem, principalmente depois dos 35 anos. Sendo assim, a qualidade do embrião formado também fica comprometida.
Qualidade do embrião
É importante ressaltar o papel da fertilidade masculina ao fazer uma Fertilização in Vitro. Isso porque a qualidade do espermatozoide também impacta na qualidade do embrião. Logo, se o gameta do homem possui problemas de motilidade, por exemplo, é possível que o embrião não se desenvolva.
Receptividade do endométrio
O endométrio, que é a camada que reverte a parte interna do útero, possui um período no qual está mais propenso à implantação de embriões. Entretanto, quando a mulher é diagnostica com doenças autoimunes ou com trombofilias — para citar alguns exemplos — a receptividade endometrial fica prejudicada e, consequentemente, a implantação do embrião.
Essas variáveis são consideradas pelo médico especialista em reprodução humana durante a consulta prévia ao tratamento. Apesar desses fatores de risco, as chances de a Fertilização in Vitro dar certo pode chegar a 60% a cada tentativa.
Como a Fertilização in Vitro é realizada?
O profissional pode escolher três métodos para realizar a fertilização in vitro: a FIV clássica, a mini-FIV e a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). A mais comum é a FIV clássica, que é realizada seguindo os passos abaixo:
- Estimulação ovariana: período de aproximadamente 10 dias no qual a mulher toma medicamentos à base de hormônios, seja por via oral ou injetável, para estimular a produção de óvulos;
- Coleta de material do casal: com a paciente sob anestesia geral o médico utiliza uma pequena agulha acoplada ao ultrassom transvaginal para retirar os óvulos produzidos na fase anterior. O homem deve estar em abstinência há 3 ou 5 dias para fazer a coleta dos espermatozoides por meio da masturbação;
- Fertilização laboratorial: o material coletado é colocado em um recipiente para que ocorra a fecundação. O médico especializado acompanha o desenvolvimento do embrião para que, assim que ele atingir um estágio ideal, possa transferi-lo para o útero da mulher.
Vale a pena ressaltar que a quantidade de embriões transferidos segue determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem como base a idade da mulher. Por ser um procedimento complexo, é importante que o casal interessado em fazer a Fertilização in Vitro procure uma clínica ginecológica especializada em reprodução humana para obter um atendimento personalizado e garantir a tão sonhada gravidez.