• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > artigo-medico > exibir.php

Quais os cuidados após o peeling químico?

Publicado por Daniel Stellin em 18/05/2020 às 11:11

O peeling químico, tratamento de rejuvenescimento facial tem alta procura durante o inverno. Isso deve-se ao fato dos cuidados específicos após o procedimento que envolve a não exposição solar.

O paciente, antes de se submeter ao tratamento com peeling químico, receberá todas as orientações acerca de como será o processo no pós-procedimento e como deve fazer os cuidados em casa.

Mulher tirando camada de produto aplicado em peeling químico

Isso deve-se ao fato de o peeling químico gerar um processo inflamatório na pele do rosto, causando vermelhidão, inchaço, formação de bolhas para posterior descamação (a pele cai sozinha dando lugar a uma nova) e até dor, em alguns casos.

Veja a seguir como cuidar da pele após o peeling químico

O primeiro cuidado no pós-peeling químico é com a exposição solar. O paciente deve usar o filtro solar de alto fator de proteção em casa, na rua, no escritório e em qualquer lugar.

Devido ao processo de renovação cutâneo, em que a pele “morta” é removida para o surgimento de uma nova, a exposição solar incorreta e sem proteção pode resultar em manchas escuras que se tornam permanentes. Logo, tenha filtro solar em mãos e o reaplique a cada duas horas, em média.

Passo a passo dos cuidados em casa

1.Assepsia

A pele deve ser higienizada com sabonetes neutros, sem perfume e parabenos. O dermatologista indicará as marcas mais adequadas, sendo fundamental que essa higienização ocorra, ao menos, duas vezes no dia.

2.Hidratação com cicatrizantes

Uma das formas de facilitar o processo de cicatrização é, após a correta assepsia, fazer uso de hidratantes e cremes cicatrizantes. Isso ajuda a desinflamar e acalmar a vermelhidão no pós-peeling químico;

3.Água termal

A sensação de ardor e de coceira, normal nos processos de cicatrização, podem ser minimizados com o uso recorrente de água termal. Toda vez se coçar ou incomodar, borrifar um pouco do líquido;

4.Protetor solar

Já foi mencionado como o principal cuidado após o peeling químico, mas não custa ressaltar. O uso deve ser após a higienização e hidratação da pele, sendo fundamental retoques ao longo do dia. Usar chapéus e bonés também ajuda a evitar o contato direto com o sol.

5.Nunca arranque as peles mortas

Pode parecer loucura, mas existem pessoas que não se controlam e saem arrancando todas as peles puxadas. Após o peeling químico essa descamação ocorrerá de forma acentuada, sendo proibido puxar essa pele. Ela deve sair de forma natural, durante o banho ou durante a limpeza da pele antes de dormir, por exemplo.

Resultado do peeling químico

Após todos os cuidados em casa, o paciente desfrutará de uma pele renovada, lisa, com menor incidência de marcas de expressão. Ou seja, cútis renovada e com aspecto saudável.

É importante que o paciente faça acompanhamento junto ao dermatologista e tenha em mente que apenas uma sessão de peeling químico pode não ser o suficiente e nem trazer o resultado duradouro.

Pode vir a ser indicado um protocolo de tratamento mais extenso e até mesmo técnicas combinadas como peeling químico e posteriormente o microagulhamento.

CTA Dr.Daniel Stellin