Especialidade Urologia
Sociedade Brasileira de Urologia
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em Urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.
A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 24 seccionais espalhadas pelo Brasil com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica em seus Estados. A SBU congrega hoje cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil profissionais, que, dentro da entidade, se dividem em nove categorias, desde o aspirante até o honorário.
Cerca de 90% dos urologistas são homens. A maioria trabalha na região Sudeste (58%), o Sul possui 16,5%, Nordeste 14%, Centro-oeste 8,2% e Norte 3,3%.
Missão
- Ser o alicerce da Urologia brasileira, fornecendo aos seus associados embasamento científico e técnico das normas e condutas éticas adotadas no país.
- Proporcionar educação continuada aos seus membros e também trabalhar a defesa profissional.
- Atuar junto aos órgãos governamentais a fim de ajudar na elaboração de políticas voltadas para a saúde urológica e do homem.
- Municiar os leigos com informações fidedignas sobre o setor, esclarecendo a população quanto aos problemas urológicos.
Visão
- Congregar 100% dos urologistas do país.
- Ser uma referência constante do governo federal no que se refere à Urologia.
- Conquistar uma remuneração digna no meio público e privado para os urologistas.
- Conquistar junto aos veículos de comunicação mais espaço para a discussão das doenças urológicas de forma a alertar a importância da prevenção.