Especialidade Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi normatizada em 1957 pelo Dr. Hayes Martin no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York editando o primeiro livro da área: TUMORS OF THE HEAD AND NECK e logo criando a Society of Head and Neck Surgeons, a primeira sociedade médica da especialidade. Dois hospitais principais na América foram responsáveis pela criação da especialidade: o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York e o M.D. Anderson Cancer Center da Universidade do Texas em Houston. A Society of Head and Neck Surgeons pode ser considerada como a maior tendo cerca de 400 membros americanos. Atualmente vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço se espalham pelo Estados Unidos da América e vários livros foram publicados.
No Brasil nomes como Jorge Marsillac, Ataliba Belizzi e Victor Araújo Lima, no Rio de Janeiro, e Jorge Fairbanks Barbosa, Anísio da Costa Toledo e Josias de Andrade Sobrinho, em São Paulo, impulsionaram a normatização da especialidade e junto com outros especialistas mais jovens criaram a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
No Rio de Janeiro, primeiro Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi o do Instituto Nacional de Câncer, sendo seguido pelo Hospital de Ipanema e do IASERJ.
Em São Paulo, os primeiros serviços criados foram da Fundação Antônio Prudente e do Hospital de Clínicas da USP, sendo seguidos pelo Hospital Heliópolis. No estado de São Paulo, atualmente existem vários serviços de cirurgia de cabeça e pescoço.
Fundação
Fundada em 08 de dezembro de 1967 em São Paulo, na sede da Associação Paulista de Medicina, com votação do I Estatuto, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26/06/68.