• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > especialidade > exibir.php

Especialidade Cirurgia da Mão

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão

Site http://www.cirurgiadamao.org.br/

No período após a 2ª Guerra Mundial, o país recebeu a visita de renomados especialistas como Guy Pulvertaft, Watson Jones, Trueta e Sterling Bunnell. Isto serviu como estímulo para a criação da nossa Sociedade.

Em 1959, estávamos sob a batuta de Juscelino Kubitschek; as concessionárias estavam lotadas de DKWs e da recém-lançada Rural; Fidel tomava o poder em Cuba, derrubando o governo corrupto de Batista; o Bahia era campeão brasileiro de futebol e Pelé, o artilheiro; as rádios começavam a tocar "Chega de Saudade" dos geniais Tom Jobim e Vinícius de Moraes; no cinema estreavam Charlton Heston em "Ben-Hur", Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemon em "Quanto Mais Quente Melhor". Foi quando, em 17 de junho de 1959, no Centro de Pesquisas Biológicas - RJ, na Rua Camerino, às 20:30 horas, convidados por Danilo Gonçalves e secretariados por Henrique Bulcão de Moraes, 57 médicos assinavam a Ata de Fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.

Depois de algumas jornadas e cursos, o primeiro grande evento da SBCM, foi o primeiro Congresso Internacional, realizado no Rio de Janeiro de 19 a 21 de julho de 1965. Bulcão foi o presidente do Congresso, que contou com aproximadamente 400 inscritos, tradução simultânea para vários idiomas e com a participação de grandes nomes da Cirurgia da Mão na época como: Erik Moberg, Joseph Boyes, Starck, O'brien, Kauko Vainio, os argentinos Firpo e Loda, além dos nossos pioneiros.

Também participou ativamente do evento Ivo Pitanguy, um dos fundadores da SBCM, chefe do primeiro setor de Cirurgia da Mão do Rio de Janeiro e vice-presidente da SBCM de 1959 - 63.

Em 1965, Ronaldo Azze e Marcus Castro Ferreira, começavam a realizar os primeiros reimplantes de membros no Hospital das Clínicas - FMUSP, criando em 1974 o primeiro Serviço Microcirurgia da América do Sul.

Outro acontecimento marcante na nossa história, ocorreu durante o Congresso Americano de Cirurgia da Mão em Chicago, em que a SBCM, representada por Alípio Pernet, participou da Fundação da Federação Internacional das Sociedades de Mão.